COMO NÃO SE ESTRESSAR COM O EXCESSO DE INFORMAÇÃO NO SEU DIA A DIA?

Não é raro ouvir dizer, principalmente das pessoas mais velhas:

– Esse tal de stress não existia…

Pois é, não podemos voltar ao passado para fazer tal verificação em tempo real deste fato (infelizmente), mas se compararmos a proporção no qual consumimos de informações ou conhecimento no nosso cotidiano, sem dúvidas, a época dos nossos antepassados eram no mínimo ‘um tempo bom de se viver’.

Atualmente, não é incomum encontrar crianças e adolescentes muitas vezes mais estressadas comparando-as com adultos, pois como já dizia Epicuro:

O desejo é inimigo do sossego.

Seguindo o pensamento de Epicuro, o desejo por um futuro melhor é sem dúvida a maior aflição dos nossos jovens brasileiros. Destarte, surge uma questão: conhecimento nunca é de mais?

Voltemos à velha máxima dos nosso avós: antigamente tudo era mais fácil… Será? E o stress no meio disso tudo, como fica?

Mas afinal, o que é stress?

Dentre inúmeras definições existentes, a que mais me chama a atenção é descrita pelo Dr. Mario Sérgio Cortella:

Stress é resulto de um esforço sem sentido, sem objetivo.

Qual é o sentido que as informações tem pra você no seu dia a dia?

Atualmente, convivemos (querendo ou não) com um bombardeio constante de informações por todos os lados. Sem esquecer que a maioria das vezes que você se distância num mínimo de 50% deste bombardeio de informações durante seu dia a dia, você começa a se cobrar ferozmente, pois você acha que não há espaço para descanso neste mundo competitivo no qual vivemos e/ou convivemos. Desta forma… Como você pode tornar seu dia mais tranquilo?

Seguem 3 dicas práticas para tornar seu dia mais tranquilo:

Planeje sua semana ou dia seguinte: este é o momento de parar, olhar e escutar… Observar suas necessidades em cada parte de sua vida e pontuar seus anseios e prioridades, e colocá-los em prática;

Momentos de lazer: ouça musicas de sua preferência, leia m livro que te agrade… Enfim, aproveite (em que seja em alguns minutinhos) um tempo pra aproveitar seu momento em paz.

Organize-se: ter uma organização por um todo em geral já ajuda, e muito! Recomendo um blog especialista no assunto, o Vida Organizada, com Thais Godinho. Um dos pontos de organização no meio científico que vejo como uma das sementes do stress é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)… Oh trabalhinho bom!

E você… O que te faz menos estressado durante o seu dia a dia? Quais são os pontos-gatilho que te deixam de cabeça quente?

Revisão de Textos

Posted In:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s