Bases de dados grátis para bibliotecas

Se você trabalha em uma biblioteca ou em algum centro de informação na qual não tenha espaços digitais para o armazenamento das informações adquiridas ou geridas da instituição que você trabalha, sugiro a aquisição de uma base de dados – urgente!

Infelizmente a palavra “crise”nas áreas da educação e suas respectivas subáreas já é bem conhecida e convivida, pois nunca se tem dinheiro (sobra) quando o assunto remete a abrir a mente do povo (principalmente na realidade brasileira).

Não obstante dessa realidade, as bibliotecas muitas vezes não recebem recursos para criarem bases de dados institucionais, pelo menos não no mesmo  nível nas quais são exigidas pela própria instituição no ato de alguma avaliação, seja interna ou externa.

Geralmente, as bases de dados existentes nas bibliotecas não são criadas ou auxiliadas por profissionais bacharéis em Biblioteconomia, sendo muitas vezes desvalorizados por apenas falta de conhecimento na gestão instituição, que acha que biblioteca atua apenas na organização de livros e não de informações ou como um reforço às funções educativas no ambiente na qual está inserida… Ou seja, o administrador da base de dados deve ser o mesmo profissional da biblioteca ou centro de informação, contando sempre com os auxílios técnicos da T.I. e/ou adjacentes.

Indo à prática:

Conheço duas bases de dados grátis e muito bem utilizada na área da biblioteconomia, são elas: PHL – Personal Home Library © 2001-2006 Elysio M.S.Oliveira e o Biblivre.

Em outros post irei explicar cada base de forma mais detalhada. Por enquanto, acho importante destacar que ter uma base de dados grátis utilizada por uma instituição são muitas vezes uma mão na roda, pois não faltam alegações de não existir verbas para a criação de uma base de dados institucional (própria). Contudo, os riscos eminentes das percas de informações  (mesmo com backups) ou travamentos no sistema são existentes, e para as instituições que convivem com constantes avaliações externas ou internas, este tipo investimento de baixo custo, muitas vezes não são enxergadas com bons olhos, ou no mínimo pode te deixar na ão em momentos mais importantes numa avaliação.

Existem base de dados particulares de excelentes qualidades referentes a segurança das informações e suporte do sistema, mas os custos também são altos, mas o grande empecilho para a aquisição destes recursos ainda está em torno da retrograda visão destas medidas como apenas mais um custo e não como um investimento, como deveria ser tratado.

Enfim, você utiliza uma dessas bases de dados que indiquei? Gosta? Você conhece outras bases gratuitas ou particulares que valham a pena?

Comente aqui no site ou no facebook

Posted In: